Alphamind
 
Curso de Formação de Consultores
Curso de Formação de Consultores Internos
Curso de Formação de Instrutores
Curso de Formação em Coaching de Carreira & Executivo
 
 
Comunicação & Relacionamento Interpessoal
Gestão Eficaz do Tempo
Liderança Coaching: Novos recursos para o desenvolvimento do líder
Maestria Pessoal: Uma introdução à PNL e ao Coaching
Planejamento de Carreira & Vida Pós-aposentadoria
Submodalidades e Técnicas da PNL para a Dimensão Emocional
Técnicas & Modelos para o Coaching de Carreira
Workshop: Planejamento de Carreira & Vida
 
 
Coaching de Carreira
 
 
Cursos, workshops e palestras na modalidade "in company"
 
 
Coaching de carreira
Coaching Executivo
 
 
Projetos relacionados à gestão de carreiras, desenvolvimento de competências e áreas afins
 
 
Temas relacionados à gestão de carreira, desenvolvimento de competências, entre outros.
 
Curso de Formação de Consultores Internos

Carga horária: 40 horas

Objetivos:

  • Compreender as etapas que compõem um processo de consultoria;
  • Utilizar adequadamente um conjunto de técnicas para as diferentes etapas do processo;
  • Perceber os fatores essenciais para a qualidade dos resultados da consultoria;
  • Desenvolver habilidades comunicacionais e analíticas essenciais para a consultoria;
  • Estruturar um projeto de consultoria interna.

Pressupostos que norteiam a concepção desse curso:

  • O consultor deve ser um profissional com expressiva bagagem teórica e experiência prática em sua área de atuação;
  • O consultor deve ser capaz de entender as reais necessidades dos clientes e de apresentar soluções adequadas;
  • O consultor deve ser também capaz de assessorar o cliente na construção de suas próprias soluções;
  • Soluções construídas com base na inteligência coletiva do cliente e de sua equipe tendem a ser mais alinhadas à necessidade real – logo, tendem a ser mais eficazes.

Metodologia:

O curso se caracteriza pela cuidadosa fundamentação conceitual e pela utilização imediata das técnicas que compõem o programa. A metodologia de ensino-aprendizagem é centrada em recursos audiovisuais, textos, estudos de caso, demonstrações e simulações.

Os conteúdos teóricos, provenientes da Administração, da Sociologia e da Psicologia, visam criar uma base conceitual sólida sobre a qual se estruturam os modelos e técnicas de consultoria apresentados no curso.

As técnicas que compõem o curso são derivadas da PNL (Programação Neurolingüística), de coaching e de contribuições teóricas das Ciências Humanas e Sociais. São apresentadas dentro das quatro etapas que compõem a Metodologia AlphaMind e imediatamente vivenciadas em atividades de aplicação prática.

Programa:

Módulo 1: Fundamentos da consultoria organizacional

Ementa: Etapas do processo de consultoria. Prospecção preliminar de informações. Definição do objetivo da consultoria. Contratação, prospecção, planejamento e implementação. Relacionamento consultor-cliente. Modelos mentais e percepção: impactos na consultoria. A dimensão cultural no processo de consultoria. Diferenças entre consultoria interna e externa. Pressupostos potencializadores da atuação do consultor.

Módulo 2: Habilidades essenciais do consultor

Ementa: Comunicação estratégica. Utilização de metaprogramas. Utilização de sistemas representacionais. Empatia e escuta ativa. Tipologia e impacto das perguntas. Backtracking . Reflexividade operativa e essencial. Análise de discurso. Capacidade de síntese. Maestria pessoal. Administração de estados. Gestão da adversidade. Priorização.

Módulo 3: Técnicas de consultoria

Ementa: Metamodelo lingüístico. Fundamentos da EssenciAnálise © . Modelo de Níveis Lógicos. Estratégia Disney aplicada à consultoria. Prospecção de recursos. Modelo SOAR na consultoria. Modelo de prospecção de informações. Modelo para diagnóstico e priorização.

Módulo 4: Práticas de consultoria

Ementa: Entrevista inicial. Prospecção de informações. Elaboração de propostas de consultoria e de treinamento. Elaboração de relatórios. Acompanhamento e Conclusão.

Professor

Hélio Tadeu Martins dos Santos - Doutor em Administração pela FGV, Mestre em Gestão Empresarial pela FGV, Master Coach pelo Integrated Coaching Institute, Trainer pela SBPNL, Meta Master Practitioner em PNL pela The Society of Neuro-linguistic Programming (Formação nos EUA) e Engenheiro Químico pela UFRJ.

Experiência como consultor na Universidade Petrobras, tendo atuado em desenvolvimento gerencial, desenvolvimento de competências e na estruturação do programa de coaching interno. Experiência docente em cursos de pós-graduação, MBA e/ou de mestrado na Universidade Candido Mendes, no IBMEC e na FGV. Experiência de 20 anos em coaching executivo e de carreira.

Atualmente é diretor da AlphaMind Consultoria, desenvolvendo diversas atividades relacionadas à gestão empresarial e à gestão de carreiras, como workshops, conferências, pesquisa, consultoria, coaching e formação de coaches.

Autor dos livros “Gestão de Carreiras na Era do Conhecimento” (Ed. Qualitymark) e “Trabalho Paradoxal: Sentidos do Trabalho Corporativo” (Ed. AlphaMind). Autor de capítulos nos livros “Gestão de Carreiras: Dilemas e Perspectivas” (Ed. Atlas) e “Pesquisa Qualitativa em Administração: Teoria e Prática” (Ed. FGV).